Vasco já está mais perto da Série A do que o Fluminense


Chegou a hora de abraçar a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e não tirar o olho da calculadora. Com o início do segundo turno e a reta final da competição, resta a Fluminense, Botafogo e Flamengo apegarem-se aos números: o que deve ser feito para espantar o fantasma do rebaixamento? Em contrapartida, os vascaínos têm motivos de sobra para comemorar. Na ponta da Série B, com 39 pontos, o Vasco caminha rumo à elite, com 89% de chances de acesso. Ou seja, está mais perto da Série A em 2010 do que o Fluminense, que tem 90% de chances cair. A chance de um carioca cair é de 97%. A queda dos três juntos é improvável: apenas 3%.

A julgar pelo desempenho recente, a coisa anda mesmo nebulosa. O último a conquistar três pontos foi o Flamengo, que no dia 9 bateu o Corinthians, por 3 a 1, pela 18ª rodada, no Maracanã. O Flu venceu pela última vez na 17ª: 5 a 1 sobre o Sport. Já o Botafogo triunfou sobre o Barueri, por 2 a 1, no Engenhão, apenas na 16ª rodada do Brasileiro. Na lanterna, com 16 pontos, o Fluminense necessita de um milagre para não voltar à Série B em 2010. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Tricolor precisa de 29 dos próximos 51 pontos a serem disputados — 10 vitórias em 17 jogos — para alcançar 45, que é a média de salvação se forem levados em conta 2007 e 2008, quando Corinthians e Figueirense foram rebaixados, com 44, em 17º.

Já o Botafogo respira um pouco mais, em 18º, com 21 pontos ganhos. Amparado no jogo adiado da 11ª rodada, contra o Cruzeiro, no Engenhão, o Alvinegro possui cerca de 43% de possibilidade de cair, mesmo habitando o abismo. O Glorioso precisa de 24 pontos, em 17 jogos: oito vitórias.

O Flamengo pode até ainda sonhar com o título, mas convém não tirar o olho da ‘zona maldita’, pois, com 27 pontos, na 14ª posição, o Rubro-Negro acumula 17% de chance de queda, índice alto para quem tem Adriano e outros jogadores com passagem pela Seleção.


Caminhada tranquila

No Cruzmaltino, a conta é outra: quanto falta para o torcedor poder gritar “o Vascão voltou”? Com 89% de chances de subir, o Vasco segue tranquilo sua caminhada e precisa de mais 26 pontos, dos 57 que ainda serão disputados. Levando-se em conta os dois últimos anos, quando Barueri, em 2008, e Vitória, em 2007, subiram em 4º lugar, com 63 e 59 pontos, respectivamente, os vascaínos já se enchem de alegria e sabem que, em 2010, o time será de primeira.


Fonte: O Dia

0 Comments:

Postar um comentário